Segundo a Wikipédia “email marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing direto”.

O que não é uma mentira, porém acho que resume demais a definição de ferramenta tão eficaz. Email marketing é integração, é comunicação raciocinada!

Basicamente, posso citar algumas funcionalidades, como: relacionamento com clientes; geração de tráfego; estímulo à compra; interatividade; mensurabilidade; baixo custo de produção e disparo; altos índices de retorno.

Alguns outros fatores fazem do email uma ferramenta de Marketing muito poderosa, por exemplo:

– Objetividade: Ele vai ao íntimo do seu consumidor;
– Interatividade: Permite a decisão do consumidor;
– Mensurabilidade: Podemos metrificar cada ação feita. Nada escapa dos números;

Aos que vão se aventurar, vou passar 7 dicas fundamentais para você ter um Email Marketing de sucesso.

(Dica 1) Tamanho e dimensão do email marketing:
– HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb).
– Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
– HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
– Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
– Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.

(Dica 2) Imagens.
– Devem vir em links absolutos e estar hospedadas em um servidor.
– Usar tag ALT.  Garanta para quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali.

(Dica 3) Links:
– Urls pequenas e intuitivas. É Melhor: www.dominio.com.br/campanha do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123
– Use o target = “_blank”.
– Uso moderado de links. Quanto menos, melhor.

(Dica 4) Tem que ter:
– Link de “caso não visualize”.
– Link de optout (possibilitar o descadastro também por reply).
– Email de resposta válido. Se você envia o email deve possibilitar que a pessoa responda este email.

(Dica 5) Não pode ter:
– Flash;- JavaScript;- iframe, ilayer, divs absolutas;- Vídeo;- Anexos.

(Dica 6) Formulários:
– Não utilize formulários em um email, prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.

 (Dica 7) Conteúdo Pertinente:
– Saiba o motivo que leva o cliente a comprar seu produto;- Fale diretamente com o cliente;- Cumpra a promessa. Assunto (Subjetc) honesto;- Não arrisque, o nome de uma empresa está em jogo.

Bom, não podia deixar de fora, fiz um compilado das Boas Maneiras sugerido pelas principais entidades atuantes no mercado digital brasileiro, ABEMD, ABRADi, IAB e outros.

1 – Ética acima de tudo!
 2 – Trabalhe sempre com uma Base de Dados Opt in.
3 – Facilite sempre o acesso ao Opt out.                                         
4 – Tenha clareza nos Termos de Aceite.           
5 – Respeite o tamanho dos arquivos.
6 – Nunca envie Auto executáveis.
7 – Tenha Relevância de conteúdo.
8 – Mantenha sempre a Frequência, dos envios.
9 – Tenha uma Política de Relacionamento clara e de fácil acesso.

Bom, cuidem do mercado, pratiquem as Boas Práticas do Email Marketing e ajudem a extinguir, definitivamente, o SPAM das nossas caixas de email.